Governo alerta viajantes portugueses para novo vírus detetado na China

 Surto “teve origem em dezembro de 2019 em Wuhan, na província de Hubei”.

Governo alerta viajantes portugueses para novo vírus detetado na China

O Governo pediu, esta quarta-feira, aos portugueses que viagem para a China e zonas próximas que se informem acerca da evolução do novo coronavírus detetado naquele país. Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros aconselha ainda os viajantes "a efetuar o registo das suas viagens na aplicação Registo Viajante" e os residentes a tratar da "sua inscrição consular ou respetiva atualização".

"Aos viajantes, em especial aos que se desloquem à China e regiões limítrofes, recomenda-se que estejam devidamente informados sobre a evolução da situação e permaneçam atentos aos comunicados publicados nos portais da Direção-Geral da Saúde, do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças e da Organização Mundial da Saúde”, alerta a tutela liderada por Augusto Santos Silva, através do portal das comunidades portuguesas.

O surto “teve origem em dezembro de 2019 em Wuhan, na província de Hubei", e foram confirmados "centenas de casos em diferentes regiões da China (Wuhan, Guangdong, Pequim, Xangai) e situações importadas na Tailândia, no Japão e na Coreia do Sul”.

As autoridades chinesas fizeram nas últimas horas o apelo para que ninguém vá a Wuhan e para que quem está na cidade não saia. Li Bin, vice-presidente da comissão nacional de saúde do país, sublinhou o conselho que já tinha sido dado por Zhong Nanshan, um dos peritos que lidera as investigações em torno do novo vírus, e apelou ao sentido de responsabilidade. 

Esta quarta-feira é esperada a decisão da Organização Mundial de Saúde sobre uma declaração de emergência pública de importância internacional. Segundo o último balanço do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças, estão agora confirmados laboratorialmente 498 casos de pneumonia causada pelo novo coronavírus.

Segundo o último balanço das autoridades chinesas, em 440 casos confirmados no país, apenas 25 doentes estão já curados. Há ainda 170 casos suspeitos. O novo vírus já fez pelos 17 mortos na China.

O Governo português lembra que a representação diplomática de Portugal na China é assegurada pela embaixada de Portugal em Pequim e avança que, em caso de urgência, deve ser contactado o número +86 186 1208 7488.

Os portugueses são aconselhados a não consumir refeições de rua e a não beber água da torneira, uma vez que  "as condições sanitárias fora das grandes cidades e outras zonas mais desenvolvidas são por vezes rudimentares".

{relacionados}