PGR angolano vai reunir-se com Lucília Gago em Lisboa

É o primeiro encontro entre os dois desde que foi conhecida a investigação Luanda Leaks.

O Procurador-Geral da República de Angola, Hélder Pitta Grós, está a caminho de Lisboa para se encontrar com a sua homóloga portuguesa, Lucília Gago, esta quinta-feira, avança a SIC Notícias, que cita fonte oficial angolana.

O encontro surge depois de ser conhecido o caso Luanda Leaks, uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, onde foram analisados 715 mil documentos que mostram esquemas financeiros feitos, alegadamente, por parte de Isabel dos Santos.

Recorde-se que o PGR angolano tinha admido em entrevista à SIC e ao Expresso que “se necessário” ia solicitar a colaboração das autoridades portuguesas na investigação do império financeiro da filha de José Eduardo dos Santos, como também para notificar e ouvir os cidadãos portugueses envolvidos no Luanda Leaks.

Recorde-se que, na segunda-feira, o Ministério Público (MP) referiu que ia analisar a informação tornada pública pela referida investigação.

"O Ministério Público não deixará de analisar toda a informação que tem vindo a público e de desencadear os procedimentos adequados no âmbito das suas atribuições", referia uma nota da Procuradoria-Geral da República (PGR), enviada à agência Lusa, acrescentando ainda que  "mantém uma estreita colaboração com a sua congénere angolana, tendo renovado em 26 de abril de 2019 o Acordo Adicional ao Acordo de Cooperação com a Procuradoria-Geral da República de Angola".

{relacionados}