Ana Gomes na Presidência? “Não há personalidade em melhores condições”, garante Francisco Assis

O socialista demonstrou, em declarações à Rádio Renascença, o seu apoio a uma possível candidatura da antiga eurodeputada.

Francisco Assis demonstrou, esta quarta-feira, o seu apoio a uma possível candidatura de Ana Gomes à Presidência da República. "Acho que não há personalidade em melhores condições do que Ana Gomes para ser candidata à Presidência da República. E também acho que era bom que a esquerda democrática tivesse um candidato", afirmou, em declarações à Rádio Renascença.

O socialista garantiu que a antiga eurodeputada, que tem sido uma voz ativa na denúncia de casos de corrupção, podia ser “a escolha natural” da ala esquerda e que pode, inclusive, “congregar várias esquerdas e não apenas o Partido Socialista”. "Se ela se candidatar, eu seguramente vou apoiá-la", garantiu Francisco Assis.

A militante socialista garantiu, à agência Lusa, em novembro passado, que nunca correu “à procura de cargos”. Apesar de ser esta a sua perspetiva, Francisco Assis está convencido de que o movimento de apoio a Ana Gomes “se vai reforçar”, existindo já comentários de apoio e uma hashtag de apoio à candidatura a Belém – #AnaGomes2021.

Francisco Assis reconheceu ainda que, quando um Presidente em funções se recandidata, a sua reeleição tem sido “regra sem exceção”. Apesar da insistência, Marcelo Rebelo de Sousa não revelou se vai ou não recandidatar-se, tendo já apontado essa tomada de decisão para o final do ano, a meses das presidenciais se realizarem, em janeiro de 2021.

{relacionados}