Coronavírus: 42 mortes confirmadas e mais de 1400 pessoas infetadas

Há 1.409 casos confirmados.

As autoridades chinesas anunciaram, este sábado, que o número de vítimas mortais devido ao novo coronavírus, com origem na cidade de Wuhan, subiu para 42. Até ao momento, há 1.409 pessoas infetadas.

Além da China, há ainda 38 casos confirmados em todo o mundo:  França (3), Japão(3), Singapura(3), Estados Unidos(2), Vietname (2), Arábia Saudita (1), Nepal (1), Taiwan(3), Tailândia(5), Austrália(4), Malásia(3), Hong Kong(5) e Macau(2).

Em Portugal está a ser avaliado o primeiro caso suspeito de contaminação pelo coronavírus, segundo anunciou a Direcção-Geral de Saúde.

Recorde-se que a OMS considera que existe ainda pouca informação sobre o modo de transmissão do vírus e sobre as características e severidade da infeção, que provoca uma pneumonia atípica semelhante à causada pelo coronavírus SARS, que há 17 anos alastrou a 37 países e vitimou quase 800 pessoas em seis meses. 

Depois de uma explosão de casos nos últimos dias, a China tomou medidas de força para tentar conter o vírus e há dois hospitais a ser construídos na cidade de Wuhan, o epicentro do surto.

{relacionados}