Quarto caso do novo coronavírus confirmado em França

Jérôme Salomon, diretor-geral da saúde de França, confirmou esta tarde a hospitalização de um doente em estado muito grave.

O diretor-geral de saúde francês, Jérôme Salomon, confirmou esta tarde um quarto caso de infeção pelo novo coronavírus em França. O doente está em estado considerado muito grave num hospital de Paris, onde foi submetido a reanimação. O responsável adiantou que se trata de um turista chinês que viajou recentemente da China para França.

A informação foi avançada durante uma conferência de imprensa em que foram apresentados os próximos passos do país para responder ao surto, nomeadamente os planos para repatriamento dos cidadãos franceses na província de Hubei. França ativou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, através do qual serão mobilizados dois aviões europeus em Wuhan, que vão transportar 250 franceses e 100 cidadãos de outras nacionalidades.

França já tinha identificado três doentes com o vírus, todos recém-chegados da China. Esta terça-feira foi confirmado o primeiro caso na Alemanha, neste caso de um doente que nunca esteve na China e terá contraído o vírus de uma colega de trabalho que só manifestou sintomas ao regressar a casa, em Xangai.

Jérôme Salomon adiantou que está a ser feito o inquérito epidemiológico para determinar com quantas pessoas este novo doente poderá ter estado em contacto. Sendo o critério contactos próximos, o responsável admitiu que não será um número elevado e que todos serão alertados para que todos saibam o que fazer em caso de sintomas.

{relacionados}