Deu mistura de vinho com álcool etílico a três homens e matou um deles

Arguido está acusado de três crimes de homicídio qualificado, um na forma consumada e dois na forma tentada.

Um homem é acusado pelo Ministério Público (MP) de homicídio qualificado, depois de dar de beber uma mistura de vinho com álcool etílico a 96% a três outros homens, provocando a morte de um deles, em Braga.

Segundo uma nota publicada no site oficial da Procuradoria-Geral Distrital do Porto, esta quinta-feira, o caso remonta ao dia 10 de julho de 2019. A acusação do MP refere que o arguido “costumava juntar-se em Braga a três indivíduos do sexo masculino, seus conhecidos, para conviver, sabendo que os mesmos ingeriam habitualmente bebidas alcoólicas em excesso”. Assim,“num desses convívios, resolveu dar-lhes a beber, quando já se encontravam alcoolizados, uma mistura de vinho com álcool etílico a 96%, que ele próprio preparara,  e que aqueles foram consumindo por já não terem completa noção da realidade em virtude do seu estado e também tocados pelas palavras de incentivo do arguido a que bebessem”.

“O Ministério Público indiciou ainda que o arguido persistiu nesta conduta apesar dos alertas de transeuntes que ali passavam para os efeitos potencialmente mortais da ingestão da referida mistura e de já anteriormente ter havido necessidade de prestar assistência hospitalar a dois dos indivíduos por causa de consumos similares ministrados pelo arguido”, refere a mesma nota.

Um dos homens acabou por sofreu uma paragem cardiorrespiratória, em contexto de intoxicação alcoólica, e acabou por morrer.  Apresentava uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 5,00 gramas por litro.

Os outros dois perderam a consciência e tiveram de ser hospitalizados de urgência, um deles com uma TAS de 4,0 g/l.

O arguido está acusado de três crimes de homicídio qualificado, um na forma consumada e dois na forma tentada.