Recebeu vídeos de como se proteger do coronavírus? Tenha cuidado

Cuidado com os e-mails sobre o novo coronavírus. 

Recebeu vídeos de como se proteger do coronavírus? Tenha cuidado

A empresa de cibersegurança internacional Kaspersky detetou vários e-mails maliciosos disfarçados de documentos em formato PDF, mp4 ou docx com alegadas informações sobre o novo vírus e instruções para as pessoas se protegerem.

Na realidade estes e-mails são utilizados por piratas informáticos para aceder às informações pessoais dos computadores e telemóveis dos internautas. 

"Até ao momento, identificámos 10 ficheiros de malware [conteúdo malicioso], mas é previsível que este número aumente, devido ao interesse que a doença suscita, não só junto dos órgãos de comunicação social, como da população em geral. À medida que as pessoas virem cada vez mais a sua saúde em risco, é de prever que se propague mais malware oculto em documentos falsos sobre o coronavírus”, comenta Anton Ivanov, analista de malware da Kaspersky.

Os malwares relacionados com o coronavírus têm os seguintes nomes:

Worm.VBS.Dinihou.r / Worm.Python.Agent.c / UDS:DangerousObject.Multi.Generic / Trojan.WinLNK.Agent.gg /Trojan.WinLNK.Agent.ew / HEUR:Trojan.WinLNK.Agent.gen / HEUR:Trojan.PDF.Badur.b.