Coronavírus: Análises a portugueses repatriados da China deram negativo

Portugueses repatriados de Wuhan chegaram este domingo por volta das 20h30.

Coronavírus: Análises a portugueses repatriados da China deram negativo

Os resultados das análises feitas aos 20 portugueses, que chegaram de Wuhan, na China, para despistar infeção por coronavírus, deram negativo, anunciou, esta segunda-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Segundo um comunicado da Direção-Geral da Saúde (DGS), o grupo foi avaliado pelos médicos da Equipa da Sanidade Internacional, coordenada pela DGS, logo à chegada à Base Aérea de Figo Maduro. Depois, foram instalados no Hospital Pulido Valente e no Parque da Saúde de Lisboa, onde irão permanecer em isolamento profilático durante 14 dias.

"À chegada a estas instalações, uma equipa do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA) procedeu à colheita de amostras biológicas para testes laboratoriais. A DGS informa que os testes laboratoriais realizados pelo INSA foram todos negativos", informa o comunicado da DGS.

Segundo a mesma nota os cidadãos vão continuar a ser acompanhados por dois médicos, "que vão garantir a vigilância ativa duas vezes por dia e estarão sempre disponíveis para contacto".

O grupo de 20 pessoas inclui um funcionário diplomático e dois funcionários consulares a trabalhar na China. A Direção-Geral da Saúde fará um boletim clínico diário sobre o grupo e o Ministério da Saúde realizará uma conferência de imprensa diária para dar conta da evolução da situação.

Os portugueses repatriados de Wuhan chegaram este domingo por volta das 20h30, num C-130 da Força Aérea Portuguesa, ao terminal militar de Figo Maduro, em Lisboa, depois de viajarem até Marselha.

{relacionados}