EDP Ventures investiu mais de seis milhões em startups em 2019

Entidade da energética portuguesa realizou 16 operações em startups de cinco países, durante o ano passado. Aposta passou em Portugal, Espanha, Holanda, Brasil e Israel. 

A EDP Ventures, o braço de Venture Capital da EDP, fechou o ano de 2019 com um investimento de mais de seis milhões de euros, num total de 16 operações concretizadas em startups de cinco países: Portugal, Espanha, Holanda, Brasil e Israel. Esta aposta representa o maior valor de sempre investido pela empresa num único ano. 

A fechar 2019, a EDP Ventures concluiu investimentos em novas startups nas áreas da inovação digital, mobilidade elétrica e redes inteligentes.

O ano de 2019 ficou também marcado pelo primeiro exit realizado a 100% na Presenso, startup israelita que desenvolveu uma solução de machine learning para manutenção preditiva de ativos, ferramenta essencial para empresas como a EDP, cujos ativos, quando parados para manutenção, representam perdas significativas.

Em 2020, a EDP Ventures pretende lançar um veículo de investimento em Espanha em colaboração com entidades públicas nacionais e regionais e tem cinco milhões de euros para alocar aos melhores projetos. Neste âmbito, já estão fechados acordos para o desenvolvimento de parcerias com o Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial e o Governo regional das Astúrias para co-investimento.