Descarregou fotografias com a ajuda da Google? Podem ter ido parar às contas de outros utilizadores

A empresa lamentou o sucedido, que poderá ter afetado milhares de pessoas.

A Google informou os clientes que utilizaram o Google Takeout – ferramenta que serve para exportar fotografias, vídeos e outros dados para um arquivo para download – teve uma falha, em novembro. "Estamos a informar sobre um 'bug' [falha ou erro] que pode ter afetado os utilizadores do Google Takeout que exportaram fotografias e vídeos entre 21 e 25 de novembro", afirmou um porta-voz da empresa à agência de notícias AFP.

A falha em questão terá permitido a menos de 0,01% dos utilizadores do Google Photos terem acesso a fotografias e vídeos de outros utilizadores. Apesar de ser uma percentagem mínima, esta traduz-se em milhares de pessoas, tendo em conta que os utilizadores da Google são milhões a nível mundial.

A ferramenta em questão permite copiar conteúdos de uma conta Google para guardá-los noutro sítio ou usá-los num outro software fora da Google.

"Esses utilizadores podem ter recebido arquivos incompletos ou vídeos ou fotografias que não eram as suas. Corrigimos o problema subjacente e analisamos minuciosamente o que aconteceu para impedir que isso acontecesse novamente. Lamentamos que isso tenha acontecido ", adiantou o mesmo porta-voz à agência de notícias francesa.