SNS 24 já recebeu mais de 700 chamadas devido a coronavírus

Portugal já despistou quatro casos suspeitos, mas nenhum deu positivo.

SNS 24 já recebeu mais de 700 chamadas devido a coronavírus

O centro de contacto do SNS, a Linha SNS 24, recebeu 765 chamadas com pedidos de informação sobre o coronavírus desde 25 de janeiro.

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde adiantaram ao i que seis pessoas foram encaminhadas para a linha de apoio médico, mas nenhuma foi validada como caso suspeito. Portugal já despistou quatro casos suspeitos, mas nenhum deu positivo.

A propagação do novo vírus continua a motivar forte preocupação e o número de casos confirmados subiu para 37 558. Há agora 307 casos fora da China em 24 países – Espanha confirmou o segundo caso, de um cidadão britânico que reside em Maiorca e contraiu o vírus numa estância nos Alpes franceses, onde foram infetados outros cinco ingleses.

Em Portugal, o grupo de 20 pessoas que regressou de Wuhan vai repetir os testes esta semana e deve ficar em isolamento até ao próximo domingo.

O número de mortes na China subiu durante o fim de semana para 811, superando as vítimas mortais durante a epidemia de SARS, há 17 anos.

Depois da morte do médico Li Wenliang, homenageado como um herói depois de ter sido dos primeiros a alertar para o surto, o que lhe valeu uma sanção policial, foi noticiada a morte de um farmacêutico de 28 anos.

Song Yingjie trabalhou dez dias consecutivos a fazer controlo de febre na província de Hunan e não sobreviveu a um ataque cardíaco.