Mulher toca violino durante cirurgia ao cérebro

A violinista quis garantir que os seus movimentos das mãos não eram prejudicados pela cirurgia. 

Mulher toca violino durante cirurgia ao cérebro

Uma mulher protagonizou um momento insólito durante uma cirurgia ao cérebro para remover um tumor. Dagmar Turner, violinista há mais de 40 anos, tocou violino durante a operação com o intuito de garantir que os seus movimentos das mãos não fossem prejudicados pela cirurgia. 

Keyoumars Ashkan, o médico que realizou a operação, é pianista e aceitou que Turner tocasse o instrumento durante a operação, no King's College Hospital, em Londres.

"Sabíamos o quão importante o violino é para Dagmar, por isso era vital que preservássemos a função nas áreas delicadas do cérebro que lhe permitiam tocar", disse Ashkan, em declarações à ABC. "Conseguimos remover mais de 90% do tumor, mantendo a função completa na mão esquerda", acrescenta.

Três dias após a operação, Turner  voltou para casa e com as suas habilidades musicais intactas. "O professor Ashkan e a equipe da King's fizeram tudo o que era possível para a operação correr bem", disse Turner. A violinista diz poder voltar a tocar novamente, em breve. "O pensamento de perder a minha capacidade de tocar era de partir o coração", confessou aliviada.