Escócia vai tornar os pensos higiénicos e tampões gratuitos

O objetivo é enfrentar a pobreza menstrual. É que os produtos para o período “não são um artigo de luxo”, salientou a deputada responsável pela lei. 

Todos os partidos no Parlamento escocês uniram-se à volta da proposta de tornar pensos higiénicos e tampões gratuitos para quem precisar deles, disponíveis em locais como centros comunitários e farmácias. A medida, que pretende enfrentar a "pobreza menstrual", recebeu luz verde hoje, e tem um custo estimado de 24,1 milhões de libras (cerca de 28,8 milhões de euros).

"Estamos a mudar a cultura e é muito entusiasmante que outros países por todo o mundo estejam a observar atentamente", notou a proponente do projeto lei, a deputada trabalhista Monica Lennon. É que os produtos menstruais "não são produtos de luxo. São de facto essenciais e ninguém na Escócia devia passar sem produtos para o período", salientou a deputada, citada pela Reuters.

O Governo escocês também foi o primeiro a providenciar produtos higiénicos menstruais gratuitos em escolas e universidades, em 2018, mas agora planeia torná-los acessíveis a toda a população que necessite deles. O Governo britânico taxa estes produtos em 5%, uma taxa que prometeu baixar, em 2016, algo que até agora não concretizou.