Problema no boletim de voto suspende eleição para o Tribunal Constitucional

Deputados socialistas levantaram problema e Ferro Rodrigues teve de consultar a lei.

Problema no boletim de voto suspende eleição para o Tribunal Constitucional

O presidente da Assembleia da República suspendeu, por cerca de 15 minutos, a eleição para os dois juízes do Tribunal Constitucional (TC), depois de terem surgido dúvidas quanto ao boletim de voto, esta sexta-feira de manhã.

O secretário da mesa Duarte Pacheco, do PSD, dirigiu-se à sala onde decorria a eleição, por voto secreto, para comunicar que a votação estava suspensa. Informação chegou menos de uma hora após o início da eleição, segundo a agência Lusa.

Vários deputados socialistas alegaram que o boletim de voto que tem os dois nomes com um quadrado à frente de cada um, deveria ser de lista única: dois nomes e apenas um quadrado para pôr a cruz.

A questão levou o presidente do Parlamento, Eduardo Ferro Rodrigues, a consultar a lei. Cerca de um quarto de hora depois, a votação foi retomada já com um boletim de voto apresentando a lista única de dois candidatos a juízes.

Aos deputados que já tinham votado foi-lhes pedido para repetirem o seu voto, quando os boletins de voto já estivessem corrigidos.