Vários clubes da 1.ª Liga alvo de buscas por crimes fiscais

Operação visa clubes como Benfica, FC Porto e Sporting.

Várias SAD de clubes desportivos estão esta quarta-feira a ser alvo de buscas. A operação do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), em colaboração da com a Unidade de Grandes Contribuintes da AutoridadeTributária, terá origem numa investigação iniciada em 2015.

Segundo a SIC, são cerca de 250 inspetores, militares da GNR e vários procuradores do DCIAP que estão a realizar mais de 50 buscas às sete maiores Sociedades Anónimas Desportivas (SAD), clubes da 1ª Liga, escritórios de advogados e buscas domiciliárias.

De acordo com a revista Sábado, a operação prevê apreensões nas casas de Pinto da Costa, Luís Filipe Vieira, jogadores de futebol e empresários, como Jorge Mendes, incluindo buscas nos escritórios da Gestifute. Estão ainda previstas buscas a clubes como o F.C. Porto, Benfica, Sporting, Sp. Braga, Guimarães, Marítimo, Estoril e Portimonense.

Em causa estão vários processos que investigam indícios de crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais. As autoridades estão a recolher várias informações acerca de contratos celebrados com jogadores, bem como o pagamento de comissões a agentes desportivos