António Costa reage a entrevista de Ana Leal ao SOL: “É mentira”

André Ventura questionou o primeiro-ministro sobre pressões denunciadas pela jornalista da TVI

António Costa reagiu pela primeira vez esta tarde à denúncia de Ana Leal de que teria, enquanto ministro da Administração Interna, feito pressões para despedir a jornalista. Questionado pelo deputado André Ventura durante o debate quinzenal, o primeiro-ministro respondeu “é mentira”, carregando cada sílaba da palavra.

O deputado do Chega questionou depois o primeiro-ministro sobre declarações de José Sócrates. "Não só não telefono a despedir jornalistas como respeito a opinião dos meus antecessores", afirmou o primeiro-ministro.

Em entrevista ao SOL, numa série sobre jornalismo de investigação, a jornalista da TVI, questionada sobre quais foram as ameaças mais fortes ou tentativas de bloqueio de informação durante o seu percurso, respondeu que o que mais a preocupa, para lá de ameaças físicas, é que um “político, à época ministro, ache que pode à distância de um telefonema ligar para uma administração ou para uma direção de informação a dizer: ‘Despeçam-na!’”, acrescentando que a situação aconteceu “várias vezes” e que se estava a referir ao primeiro-ministro António Costa e à investigação sobre o SIRESP.

Após a entrevista, o SOL questionou o gabinete do primeiro-ministro sobre as afirmações de Ana Leal, mas nunca teve resposta.