Donald Trump declara estado de emergência nos Estados Unidos

Trump anunciou que irá disponibilizar 50 mil milhões de dólares (45 mil milhões de euros) para os estados combaterem o Covid-19.

Donald Trump declara estado de emergência nos Estados Unidos

O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, declarou, esta sexta-feira, o estado de emergência nacional no país.

"Para permitir todo o poder do governo federal, declaro oficialmente uma emergência nacional", disse Trump, numa conferência de imprensa na Casa Branca, acrescentando ainda que irá disponibilizar 50 mil milhões de dólares (45 mil milhões de euros) para os estados combaterem o Covid-19.

Donald Trump pediu ainda a todos os estados norte-americanos que estabeleçam centros de operações de emergência e garantiu que que o governo está a acelerar a realização de testes, algo que tem sido amplamente criticados nos Estados Unidos, debido à insuficiencia de testes em todo o país. Mas continuam a haver exceções.

"Não queremos que as pessoas façam o teste se acharmos que não devem fazê-lo. E não queremos que todos corram para os testes, apenas se tiverem os sintomas certos", afirmou. "Não queremos que todos façam o teste. É totalmente desnecessário”, acrescentou.