Veterinários estão a oferecer-se para ajudar nos hospitais e disponibilizar ventiladores

Ordem está a fazer um levantamento dos ventiladores de clínicas veterinárias que também podem ser usados em humanos.

Os veterinários estão a oferecer-se para ajudar nos hospitais numa altura em que Portugal luta contra o Covid-19. Segundo a Ordem dos Médicos Veterinários, está a ser feito um levantamento dos profissionais que possam ajudar como voluntários caso seja necessário.

A informação foi adiantada pelo bastonário, Jorge Cid, em declarações à TSF, que revela ainda que a ideia foi apresentada ao Governo numa reunião com a Ministra da Saúde, Marta Temida, esta sexta-feira.

Segundo o bastonário, os veterinários têm uma parte da formação comum aos médicos de humanos.

"A nossa competência médica permite que possamos ajudar na monitorização de doentes, na ajuda à administração de medicamentos, etc., numa panóplia de áreas em que podemos ajudar como profissionais da área médica e de saúde que somos", explicou Jorge Cid, em declarações à rádio, acrescentando que a Ordem dos Veterinários recebeu a disponibilidade de vários veterinários para ajudar.

Além disso, a Ordem está ainda a fazer um levantamento dos ventiladores de clínicas veterinárias que também podem ser usados em humanos.

"Há muitos ventiladores, sobretudo os de nova geração, que são exatamente iguais, sãos os mesmos. Nós muitas vezes compramos aos mesmos fornecedores da medicina humana e podem ser usados nas pessoas como são usados nos animais", afirmou.