Temperaturas vão subir 10 graus na quarta-feira

Temperaturas máximas vão atingir em alguns locais dos distritos de Santarém, Évora e Portalegre 25 a 27 graus, e pontualmente até mais. 

As temperaturas máximas vão subir, esta quarta-feira,10 graus. No entanto, a partir de sexta-feira é esperada uma descida acentuada e regressa também a chuva, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"Vamos ter uma subida da temperatura significativa amanhã [quarta-feira], em especial da máxima. Esta situação vai durar pouco tempo. Espera-se que a descida na sexta-feira seja acentuada", disse meteorologista do IPMA Ângela Lourenço, em declarações à agência Lusa.

Segundo a meteorologista, na quarta-feira os valores das temperaturas máximas vão atingir em alguns locais dos distritos de Santarém, Évora e Portalegre 25 a 27 graus, e pontualmente até mais.

"A norte a temperatura pode atingir por exemplo em Braga os 26 graus, mas depois, rapidamente, no dia 20 [sexta-feira] não deverá ultrapassar os 20 graus em todo o território. Os valores mais altos serão na ordem dos 18 a 19 graus", disse, explicando a descida de temperatura na sexta-feira é aproximadamente na mesma ordem que a subida na quarta-feira, 10 graus.

"Temos pontualmente nalguns locais subidas da ordem dos 10 graus, em alguns locais até superior, e depois na sexta-feira a descida vai ser da mesma ordem de grandeza entre 8 a 10 graus. O que vai subir amanhã desce na sexta-feira", disse.

Em causa está uma massa de ar mais quente que vem do sul da região de Marrocos e que vai trazer um ar mais quente e húmido.

"Também contribui o facto de termos os dias maiores, a caminhar para o início da primavera. Nos locais onde não há nuvens nem precipitação a temperatura tem tendência para aumentar", afirmou.

A chuva, que agora está a afetar sobretudo a região sul, estende-se na sexta-feira a todo o território.

"Esta precipitação mais frequente na região sul vai diminuir gradualmente de frequência. A chuva regressa no dia 19 [quinta-feira], mas no dia 20 [sexta-feira] abrange todo o território", concluiu.

Nota: Ainda que haja um aumento da temperatura não se esqueça que vivemos uma altura mais complicada devido à Covid-19, em que o isolamento social é essencial no combate à pandemia. Deixamos o conselho para que aproveite os dias de sol na janela ou na varanda de casa.