SNS britânico faz apelo a mais de 65 mil profissionais e estudantes: “O vosso SNS precisa de vocês”

Milhares de profissionais no Reino Unido vão ser chamados para ajudar no combate à pandemia.

As autoridades britânicas vão mobilizar mais de 65 mil médicos e enfermeiros inativos para voltarem ao Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS) durante a pandemia.

As notificações estão a ser feitas através de cartas, que são enviadas a profissionais qualificados que se aposentaram nos últimos três anos. Os estudantes de medicina que estejam no último ano e estudantes de enfermagem estão também a ser chamados para ocupar cargos temporários remunerados – quer nos hospitais, quer nas linhas de apoio. De fora, ficam os profissionais que, mesmo qualificados, se insiram em grupos de risco.

Segundo a Sky News, O diretor do NHS afirmou que os mais de 50 mil enfermeiros e cerca de 15 mil médicos vão fazer toda a diferença no combate ao surto de covid-19. “Mais do que nunca”, acrescentou Stephen Powis.

Já a diretora do gabinete de enfermagem, Ruth May, garantiu que “os enfermeiros de todos os cantos do país estão a preparar-se” para esta pandemia, de forma a “providenciar os melhores cuidados para o número crescente de pessoas que vão precisar”. Aos colegas, Ruth May deixou uma mensagem: “O vosso Serviço Nacional de Saúde precisa de vocês”. Esta quinta-feira à noite, o estádio de Wembley, em Londres, deixou uma mensagem de agradecimento a todos os profissionais de saúde do SNS britânico.