Canadá e Austrália “desistem” dos Jogos Olímpicos

Canadá e Austrália são os primeiros países a anunciarem a desistência dos Jogos Olímpicos, apontando para o adiamento do evento para 2021. COI ainda não se pronunciou.

O Comité Olímpico Internacional (COI) ainda não anunciou oficialmente o cancelamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, mas a sua realização é cada vez mais improvável. Nas últimas horas, Canadá e Austrália anunciaram que não vão marcar presença no evento, mesmo que este se realize, na sequência da crise global provocada pela pandemia de covid-19.

Em comunicado, os comités Olímpico e Paralímpico do Canadá pediram “insistentemente ao Comité Olímpico Internacional, ao Comité Paralímpico Internacional e à Organização Mundial da Saúde para adiarem os Jogos por um ano”. Também o Comité Olímpico da Austrália, após reunião por videoconferência, concluiu “ser claro” que Tóquio 2020 não pode realizar-se na data prevista e apelou aos seus atletas para se prepararem para a prova em 2021.

Recorde-se que desde a edição inaugural da era moderna (Atenas 1894), os Jogos Olímpicos de verão apenas foram cancelados devido ao eclodir das guerras mundiais: em Berlim 1916 e em Helsínquia 1940 e Londres 1944.