Crédito Agrícola anuncia moratórias para apoiar particulares e empresas

Objetivo é ajudar empresas e famílias a superar riscos financeiros da pandemia.

O Crédito Agrícola anunciou o lançamento de três linhas de crédito com o principal objetivo de apoiar famílias e empresas portuguesas devido à covid-19.

O mecanismo, explica a instituição bancária, permite uma carência de capital ou prorrogação do termo do prazo de pagamento até 12 meses, cumulativos entre carência e prorrogação.

 O instrumento de apoio é elegível para os clientes que estejam em situação regular com banco, abrangendo as operações de crédito à habitação, ao consumo e créditos ao investimento e tesouraria, para o caso das empresas.

Foi ainda lançada a linha de crédito de apoio especial – fundo maneio, dirigida a empresas e a empresários em nome individual, acessível a todo o tipo de empresas nacionais com necessidade de liquidez na atual conjuntura, com o objetivo de pagamento de salários, encargos com a manutenção da atividade, pagamento a fornecedores, e com um montante máximo de financiamento até 100 mil euros.

 O Crédito Agrícola associou-se também ao Estado e ao Sistema Nacional de Garantial Mútua na Linha de Crédito Capitalizar 2018 covid-19 com um montante global de 200 milhões de euros e com um limite de financiamento de 1,5 milhões de euros por empresa e por linha específica.

Para particulares, o banco lançou a linha de crédito de apoio especial a pessoas singulares para ajudar a fazer face aos encargos, seja por despesas de saúde, seja pela contingência de passar a ficar em casa, com as despesas acrescidas que daqui resultam e os rendimentos serem reduzidos.