ONU lança apelo para juntar dinheiro destinado ao combate à pandmeia nos países “mais vulneráveis”

Esquecer estes países seria, segundo o subsecretário-geral das Nações Unidas, Mark Lowcok, “cruel e imprudente“.

A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou esta quarta-feira um apelo aos Estados-membros para que consigam juntar cerca de 1,8 mil milhões de euros para ajudar os países “mais vulneráveis”. A iniciativa vai funcionar em África, Ásia e América Latina, permitindo que haja equipamentos essenciais para fazer testes de despistagem no novo coronavírus, instalação de lavagens de mãos, campanhas de informação estabelecer e pontes aéreas nas respetivas zonas.

No lançamento desde iniciativa, António Guterres afirmou que a covid-19 “ameaça está a ameaçar toda a humanidade e, por isso, toda a humanidade deve reagir”. O secretário-geral da ONU acrescentou ainda que as respostas individuais de cada país “não são suficientes” e que, “por uma questão de solidariedade básica” era necessário ajudar os “milhões e milhões de pessoas que são menos capazes de se proteger”.

Também o subsecretário-geral das Nações Unidas, lembrou durante o lançamento que o novo coronavírus “já mudou a vida em alguns dos países mais ricos do mundo” e que está agora a começara propagar-se em “zonas de guerra”, onde o acesso a água potável é difícil. Esquecer estes países seria, segundo Mark Lowcok, “cruel e imprudente“.

<blockquote class="twitter-tweet"><p lang="en" dir="ltr"><a href="https://twitter.com/hashtag/COVID19?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw">#COVID19</a> is menacing the whole of humanity – and so the whole of humanity must fight back.<br><br>– <a href="https://twitter.com/antonioguterres?ref_src=twsrc%5Etfw">@antonioguterres</a> at launch of Global Humanitarian Response Plan for <a href="https://twitter.com/hashtag/coronavirus?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw">#coronavirus</a>. <a href="https://t.co/vusV9bnhSM">https://t.co/vusV9bnhSM</a> <a href="https://t.co/ftPtvRNI12">pic.twitter.com/ftPtvRNI12</a></p>&mdash; United Nations (@UN) <a href="https://twitter.com/UN/status/1242847394150199296?ref_src=twsrc%5Etfw">March 25, 2020</a></blockquote> <script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>