OMS: “Enfrentamos uma ameaça comum e a única forma de derrotá-la é juntando-nos como uma só humanidade”

Organização Mundial de Saúde seguiu ainda o exemplo de António Guterres e pediu um cessar-fogo global.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou, esta quarta-feira, um plano humanitário para apoiar países mais vulneráveis à pandemia de covid-19 e apelou aos líderes mundiais para que se unam e continuem a reforçar o isolamento social.

No Twitter, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, lançou o Plano Global de Resposta Humanitária e pediu que todos os países colaborem. "Imploro aos líderes que se unam e prestem atenção a este apelo”, disse.

Este plano global define o aumento de testes a todos os casos suspeitos, reforça as medidas de isolamento social e o cancelamento de eventos em massa e viagens internacionais. "A nossa mensagem para todos os países é clara: prestem atenção neste aviso, apoiem este plano politicamente e financeiramente hoje e podemos salvar vidas e retardar a propagação da pandemia da Covid-19", escreveu.

O mesmo plano relembra a importância de os países protegerem os "grupos vulneráveis, como idosos e pessoas com condições de saúde subjacentes" e os profissionais de saúde que estão a trabalhar na linha de frente. "A História irá julgar-nos pela forma como respondemos às comunidades mais pobres na hora mais sombria", acrescentou.

A OMS seguiu ainda o exemplo de António Guterres e pediu um cessar-fogo global. "Enfrentamos todos uma ameaça comum, e a única forma de derrotá-la é juntando-nos como uma só humanidade", afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus. "Já superámos muitas pandemias e crises anteriormente. Também vamos superar esta. A questão é quão grande será o preço a pagar".