PSD quer que Governo tome medidas para idosos poderem levantar pensões nos CTT em segurança

Muitos idosos ainda recebem as prestações sociais em vale postal que levantam nos correios.

Os idosos são um dos grupos de maior risco da covid-19. Têm, por isso, regras de confinamento e de aconselhamento de permanência na habitação mais apertadas que as da generalidade da população.

O PSD lembra que muitas das prestações sociais dos idosos são pagas através de vale postal, que muitos levantam nas estações dos correios.

Por essa razão, os sociais-democratas defendem que sejam implementadas “medidas rápidas que assegurem o cumprimento das normas de afastamento social nestas operações de levantamentos das prestações sociais nas Estações dos CTT, porventura com o apoio no espaço público (onde se formarão filas) das forças de segurança de cada um dos concelhos”.

Através de comunicado, o PSD fez saber que pediu ao Executivo que as Juntas de Freguesia e os Municípios disponibilizem, durante o período dos dias 4 a 9 de cada mês, “equipas que, em articulação com os responsáveis por cada uma das Lojas CTT, acompanhem, supervisionem e organizem os idosos que possam necessitar de deslocação a essas Lojas para aquele indicado fim, sensibilizando-os a respeitar essas mesmas regras de afastamento no interior e a aceitar os procedimentos de higienização das mãos de acordo com os produtos desinfetantes disponíveis”.