Câmara Municipal de Lisboa abre mais um centro de acolhimento para população sem-abrigo

Capital vai transformar Clube Nacional de Natação em centro de acolhimento. No âmbito da pandemia, a CML abriu quatro espaços para acolher população sem-abrigo.

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) vai abrir mais um centro de acolhimento para a população em situação de sem-abrigo. Em comunicado, Manuel Grilo, vereador da CML com o pelouro dos direitos sociais e educação, explicou que o Clube Nacional de Natação terá capacidade para acolher 40 pessoas e vai estar aberto 24 horas.

"Os espaços da cidade, camarários e não só, têm sido mobilizados de forma ímpar para responder à população mais vulnerável, que vive na rua", disse Manuel Grilo. Este é o quarto centro de acolhimento que a autarquia de Lisboa abre em contexto de pandemia – existem já o Pavilhão municipal Casal Vistoso, pavilhão da Tapadinha e Casa do Lago. Nestes espaços, há um banco de roupa e, além das dormidas, são disponibilizadas quatro refeições.

Só em Lisboa, há 1967 pessoas a dormir em centros de acolhimento temporário e 361 a viver, efetivamente, pelas ruas da capital, segundo os últimos dados do município.