Governo favorável à renovação do estado de emergência. “Ainda não se vê luz ao fundo do túnel”

António Costa confirma que vai haver aperto de medidas e que abril é um mês decisivo para combater a pandemia.

Governo favorável à renovação do estado de emergência. “Ainda não se vê luz ao fundo do túnel”

O primeiro-ministro confirma a entrega de projeto de prorrogação do estado de emergência por parte do chefe de estado. O Governo deu parecer favorável e volta a reunir amanhã após a deliberação das medidas.

Numa declaração ao país, António Costa realça o grande esforço que tem sido feito nas medidas de autocontenção. Por isso, será necessário manter e intensificar essa contenção.

Costa pediu aos especialistas uma avaliação sobre as escolas para poder tomar uma decisão sobre a sua reabertura, ou não, em maio.

O primeiro-ministro insiste que este mês será decisivo para combater a pandemia. E volta a dizer que esta Páscoa “vai ter de ser diferente”. Costa não esclareceu, para já, se haverá medidas focadas no período da Páscoa.

Governo diz que irá tomar medidas para manter “a maior contenção”, mas o primeiro-ministro não revela que tipo de medidas. E avisou: “Ainda não se vê luz ao fundo do túnel”.

António Costa anunciou ainda que está a ser avaliada a situação das prisões, concertada com Marcelo Rebelo de Sousa para conceder indultos por razões humanitárias. A par desta solução será preciso fazer alguma alteração a legislação da execução de penas e submeter os casos para uma decisão dos juízes.