Alunos até ao terceiro ciclo vão ter aulas pela televisão pública

Governo remete datas para o dia 9 de abril, quando será anunciado um conjunto de orientações para o terceiro ciclo do ano letivo.

O Governo confirmou, este sábado, que as escolas se estão a preparar para aulas através da televisão pública. A medida é destinada aos alunos até ao terceiro ciclo e pretende ser uma solução para os estudantes que não têm acesso à Internet.

“Como não era possível chegar a todos os alunos através dos meios mais tecnológicos, vamos poder fazê-lo pelos meios mais tradicionais", explicou o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, em declarações à RTP.

Segundo o ministro, trata-se de uma tele-escola, mas num cenário "completamente diferente" do que já existiu. De acordo com o governante, a televisão pública é o "meio em que existe mais acesso, porque está acessível através da Televisão Digital Terrestre e pela Internet".

Tiago Brandão Rodrigues adianta que a tutela "está a trabalhar para o terceiro período acontecer", contudo, não adiantou datas do arranque da tele-escola, acrescentando que a 9 de abril o Governo vai anunciar um conjunto de orientações para o terceiro ciclo do ano letivo.

“Também temos de chegar às escolas e explicar-lhes como poderão utilizar esta ferramenta e este é um trabalho que está em curso", justificou.

"Temos de nos preparar para situações mais complexas e temos de começar a trabalhar atempadamente e a produzir todas estas ferramentas", sublinhou, acrescentando ainda que a decisão sobre as aulas dos alunos do ensino secundário também será revelada a 9 de abril.