Hollywood apoia cinema com seis milhões de dólares “para enfrentar a pandemia”

A Academia anunciou na passada sexta-feira, dia 5 de abril, que vai doar seis milhões de dólares (cerca de 5,6 milhões de euros) para ajudar a indústria do cinema durante a pandemia.

"A Academia tem um longo historial de apoio aos seus companheiros, particularmente nas alturas mais duras", podia ler-se num comunicado divulgado na sexta-feira pelo presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, David Rubin.

"Para enfrentar a pandemia, é nosso dever ajudar os que estão a sofrer na comunidade cinematográfica. O fecho de produções, negócios e cinemas teve consequências devastadoras", escreveu.

O donativo especial da Academia que, anualmente, organiza a cerimónia de atribuição dos Óscares, vai ser canalizado para três canais distintos, cada um com dois milhões de dólares: o Fundo dos Atores, o Fundo do Cinema e da Televisão e o Programa de Subvenções da Fundação da Academia.

A Academia admite que a atual crise sanitária poderá impor transformações para lá da pandemia da covid-19, mas ainda não adiantou pormenores.