Covid-19. Bombeiros de Braga queixam-se da falta de testes realizados

Corporação de Cascais também infetada encontra-se encerrada por tempo indeterminado.

Os Bombeiros Sapadores de Braga têm 16 operacionais infetados com o novo coronavírus e lamentam o número de testes realizados na corporação, criticando também o trabalho que está a ser realizado pela Câmara Municipal de Braga.

“Não conseguimos compreender o facto de existirem diversas Câmaras Municipais que ainda não tiveram o cuidado de estabelecer os mínimos requisitos de segurança a estes profissionais, nem sequer proteger os Bombeiros e as famílias, escusando-se a fazer testes de despiste necessários”, pode ler-se numa carta enviada à Direção-Geral de Saúde (DGS), com os factos a serem corroborados pelo Sindicato Nacional dos Bombeiros Sapadores (SNBS).

“Tivemos ainda conhecimento, através dos operacionais Bombeiros Sapadores de Braga, que, mesmo perante toda a situação, as nossas exigências sobre a efetuação de testes de despiste aos restantes efetivos da companhia foram rejeitadas. Mediante esta rejeição, o SNBS, viu-se na obrigação de solicitar a intervenção da DGS, para que os mesmos procedam à ordenança da realização dos referidos testes, estando neste momento a aguardar resposta ao solicitado”, avançou o SNBS em comunicado.

Em Cascais, a corporação de bombeiros está encerrada por causa de pelo menos três casos confirmados do novo coronavírus. O quartel está fechado desde sábado de manhã, decisão tomada pelo Comando e pela direção, bem como pelo delegado de saúde do concelho.

“Iremos manter as operações de socorro suspensas, até nova indicação”, escreveu a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Cascais numa publicação no Facebook. Os serviços estão, por agora, assegurados pelos corpos de bombeiros vizinhos de Alcabideche, Estoril, Carcavelos e São Domingos de Rana e Parede.