Ferro Rodrigues e mais seis presidentes de parlamentos pedem medidas urgentes para combater a crise provocada pela pandemia

A missiva foi assinada por Itália, Portugal, Espanha, França, Grécia, Eslovénia e Luxemburgo.

Eduardo Ferro Rodrigues e outros seis presidentes de parlamentos de Estados Membros da União Europeia pediram, esta terça-feira, que as instituições europeias tomassem medidas urgentes conta a crise provocada pela pandemia de covid-19.

Na carta, os presidentes pedem que os países possam beneficiar de “financiamento estável, sustentável e de longo prazo” para utilizar nas políticas necessárias para o combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Os presidentes sublinham que, para além de “uma mobilização sem precedentes de recursos, especialmente na zona euro”, a situação “exige espírito de solidariedade, que é um dos fundamentos da integração europeia”.

Apesar de a iniciativa ter partido de Itália, o país que até ontem registava o maior número de mortes (cerca de 17 mil) a nível mundial, à missiva juntaram-se – para além de Portugal – a Espanha, França, Grécia, Eslovénia e Luxemburgo. Na carta, os sete países alertam as instituições europeias para problemas questão que “são já evidentes”, como o risco da perda de emprego, o encerramento definitivo de empresas e para a “crescente marginalização de grandes faixas da nossa população”.