Hotéis. Perda de receitas vai variar entre 1,28 a 1,44 mil milhões em 4 meses

Cerca de 94% das unidades hoteleiras pretendem implementar o regime de layoff, em que a maioria pretende colocar entre 80% a 100% dos trabalhadores em casa. 

As perdas das receitas turísticas em Portugal deverão atingir entre os 1,28 e os 1,44 mil milhões de euros entre 1 de março e 30 de junho, segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) apresentado. Estas estimativas resultam de um questionário feito entre os dias 1 e 7 de abril junto de 60% dos associados da AHP, para avaliar o impacto da pandemia de covid-19 no setor.

Este valor representa uma deterioração face à anterior estimativa que apontava para uma perda de 500 a 800 milhões de euros de receitas turísticas. 

Num cenário “menos pessimista”, e tendo em consideração os valores de receitas turísticas e hoteleiras registados em 2019, a associação antecipa perdas de 80% de 1 de março até final de junho (contra os anteriores 30%), num valor da ordem dos 1,28 mil milhões de euros, e uma queda de 80% de dormidas (contra 30% no anterior inquérito), com 11,8 milhões de noites perdidas.

Já num cenário “pessimista”, as perdas chegam aos 90% nas receitas e nas dormidas, o que se traduz numa diminuição de 1,44 mil milhões de euros e de 13,1 milhões de noites no mesmo período.

Portas fechadas

A grande maioria dos hotéis optou por fechar portas, pelo menos, durante abril e maio. E, segundo o mesmo inquérito, cerca de 94% das unidades hoteleiras pretendem implementar o regime de layoff – encerramento total ou parcial da sua atividade económica – em que a maioria pretende colocar entre 80% a 100% dos trabalhadores em casa, numa média de 85%. 

Face a este cenário, a AHP estima que serão colocados neste regime cerca de 51 mil trabalhadores, num total de 60 mil que existe em todo o setor.

Já mais de 75% das unidades hoteleiras já recorreu ou pretende recorrer às linhas de apoio de financiamento ao turismo, nomeadamente a linha de crédito para as empresas do setor, dotada de 900 milhões de euros.