Diretor-geral da OMS pede para não se politizar a covid-19

“Por favor metam em quarentena a politização da covid-19”, sublinhou Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), através do seu diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu esta quarta-feira que não se politize a luta contra a covid-19, numa conferência de imprensa que decorreu na sede da OMS, em Genebra, na Suíça.

"Por favor metam em quarentena a politização da covid-19", sublinhou o diretor-geral, garantindo que o seu trabalho é salvar vidas e não entrar em guerras relacionadas com a política.

"Existem outras formas de se darem provas do que marcar pontos políticos", reforçou Tedros, depois de ter sido alvo de críticas por parte de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, que suspendeu a contribuição do país para a OMS por considerar estar a favorecer a China em demasia.

"Não fazemos política na OMS", confessou, dizendo que também tem sido alvo de insultos racistas. "Se não querem mais mortes não politizem, por favor", rematou.

A China, recorde-se, foi o país que teve a cidade de Wuhan como epicentro da pandemia, que em Portugal já fez 380 mortes e 13.141 pessoas infetadas.