Coreia do Sul anuncia quase 100 casos de pacientes que deram positivo para covid-19 quando estavam quase a ter alta hospitalar

“Estamos em estreita ligação com os nossos parceiros clínicos e a trabalhar duramente para obter mais informação sobre esses casos individuais”, explicou fonte da Organização Mundial de Saúde à agência Reuters.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) está a investigar os casos de 91 pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus depois de já terem dado negativo. Segundo a agência Reuters, os pacientes, que se encontram na Coreia do Sul, estavam prestes a ter alta hospitalar.

“Estamos a par da informação de pessoas que testaram negativo para Covid-19 através de teste PCR [polimerase em cadeia, um tipo de teste para o novo coronavírus] e, depois de alguns dias, voltaram a testar positivo outra vez”, disse fonte da organização à mesma agência. “Estamos em estreita ligação com os nossos parceiros clínicos e a trabalhar duramente para obter mais informação sobre esses casos individuais”, acrescentou.

Atualmente, um paciente é dado como curado após dois testes de despitagem darem negativo, tendo estas amostras que ser recolhidas, no mínimo, com 24 horas de diferença.

As autoridades sul coreanas, que anunciaram esta situação na sexta-feira, consideraram que a doença pode ter "reativado" nestes pacientes, em vez de terem sido novamente "infetados" pelo vírus.