Seleção doa metade do prémio de qualificação do Euro 2020 ao futebol amador

“Foi ideia do Cristiano Ronaldo”

Os jogadores da Seleção nacional, a equipa técnica, os dirigentes de topo da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e o staff da equipa nacional decidiram ceder metade do prémio de qualificação para o Euro 2020 ao fundo criado para auxiliar o futebol amador.

Em comunicado, a FPF explica que a verba "reforçará" o Fundo de Apoio às Competições criado pela FPF, que, recorde-se, prevê a distribuição de 4,7 milhões de euros às Associações Distritais e clubes de futebol não profissional, para que jogadores e treinadores possam ser apoiados até ao final da época 2019/20.

Entretanto, Bernardo Silva revelou num direto no Instagram com a BRFootball, que foi Cristiano Ronaldo quem teve a ideia de doar dinheiro ao clubes não profissionais.

"O Cristiano Ronaldo é muito tranquilo e está sempre pronto a ajudar. Foi ideia dele agora doarmos dinheiro para ajudar os clubes não profissionais. Os jogadores da seleção portuguesa vão dar metade do prémio pelo apuramento para o Euro 2020 e foi ele que teve essa ideia", adiantou o jogador do Manchester City.

Leia a mensagem da Seleção nacional, publicada no site oficial da FPF:

"Se acreditamos fortemente que a solidariedade se pratica e não se exibe, também considerámos importante dar um sinal público de que os jogadores da Seleção Nacional têm nos seus pensamentos todos aqueles que, fazendo parte da família do futebol, sentiram um maior impacto da pandemia COVID-19 nas suas vidas pessoais e familiares.

Se partilhamos as mesmas inquietações em relação à saúde pública e segurança de todos os que nos rodeiam; se sentimos a mesma vontade de regressar aos relvados, também é verdade que estamos conscientes que o futebol nos proporcionou condições de vos podermos ajudar a superar os obstáculos com que se confrontam diariamente, ao mesmo tempo que contribuímos, esperamos, para os vossos futuros sucessos.

Dentro deste espírito de camaradagem entre o futebol profissional e não profissional, decidimos, em equipa, abdicar de parte do nosso prémio de qualificação para o Euro 2020.

Decidimos igualmente, porque não esquecemos os nossos próprios trajetos e todos os que generosamente nos ajudaram a singrar nas nossas carreiras, que estes valores serão agregados ao fundo de apoio já criado pela FPF destinado principalmente aos jogadores dos clubes de competições não profissionais.

Terminamos, endereçando uma palavra sentida de conforto a todos os atingidos por esta pandemia e garantindo que, quer individualmente quer em equipa, tudo continuaremos a fazer para apoiar o nosso País nesta hora tão decisiva.

Estamos juntos. Somos todos Portugal"