Associações de pais da Portela e Moscavide criam crowdfunding para garantir equipamentos a todos os alunos

O objetivo é conseguir angariar 12 mil euros para comprar equipamentos e permitir que todos os alunos tenham acesso aos mesmos recursos. No Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide, cerca de 10% dos alunos não têm computador. 

As associações de pais e de encarregados de educação do Agrupamento de Escolas da Portela e Moscavide criaram uma rede de crowdfunding para conseguirem comprar os equipamentos que os alunos precisam para que o ensino à distância seja possível. O objetivo é que todos os alunos tenham acesso a computadores e a internet durante o terceiro período que começou oficialmente esta terça-feira.

“Os pais puseram mãos à obra e vão agora tentar angariar 12 mil euros para permitir a todos os alunos acompanharem as matérias letivas”, referiram as associações de pais e de encarregados de educação da Portela e de Moscavide em comunicado. Os equipamentos comprados serão doados ao estabelecimento de ensino “que os emprestará aos alunos que deles necessitam.”

Naquele agrupamento, que integra cinco escolas e tem cerca de 2550 alunos, “aproximadamente 10% dos alunos não tem acesso a um computador e 3% não tem acesso a qualquer meio nem à Internet”, lê-se no documento. 

“Acreditamos que é possível, dentro da nossa comunidade, conseguir ajuda para que, pelo menos, os cerca de 80 alunos – 3% – tenham acesso a um smartphone e Internet que lhes permita assistir às aulas à distância, mantendo o contacto com os professores e colegas”, referiu Carla Travessa, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária da Portela.