Quase 100 bombeiros portugueses estão infetados com o novo coronavírus

Quanto à contratação de mais bombeiros, Patrícia Gaspar explicou que “é algo que depende de várias condicionantes”, como da capacidade financeira e a disponibilidade que existe no mercado.

A secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, afirmou, esta quinta-feira, que existem 98 bombeiros infetados com covid-19 em todo o país e assegura que a “esmagadora maioria” dos corpos de bombeiros do país está a funcionar a 100%. “Temos apenas dois corpos de bombeiros cuja capacidade se encontra entre os 50% e os 75% e temos, neste momento, 98 bombeiros positivos para a covid-19”, disse a secretária de estado durante uma audição na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. 

Patrícia Gaspar admitiu ainda que existe uma redução nas fontes de receita das corporações de bombeiros, uma vez que são efetuados menos transportes de doentes durante a pandemia que o país atravessa. Por um lado, a governante garante que já foi possivel “antecipar a próxima tranche de pagamento do programa de cooperação permanente que é devido às associações, já numa tentativa de conseguir minimizar o impacto que efetivamente esta situação vai ter”, referindo-se ao novo coronavírus que já deixou mais de 18 mil pessoas infetadas em Portugal. 

Quanto à contratação de mais bombeiros, Patrícia Gaspar explicou que “é algo que depende de várias condicionantes”, como da capacidade financeira e a disponibilidade que existe no mercado. A governante afirma ainda que o Governo está a trabalhar num decreto-lei “para garantir que se consegue criar instrumentos de apoio muito diretos aquilo que é a atuação dos corpos de bombeiros e gestão das entidades detentoras”.