“Vamos vencer a batalha pela saúde e economia”, diz Costa

Admitindo que o aniversário do PS acontece “num momento particularmente difícil”, Costa relembra que também o partido nasceu num momento que não era fácil.

Num vídeo divulgado nas redes sociais, este domingo, no âmbito das comemorações do 47.º aniversário do PS, fundado em 19 de abril de 1973 na Alemanha, António Costa relembrou as vitórias do partido e garantiu que este estará na linha da frente da recuperação da economia, enquanto trava também a luta contra a covid-19.

“Como sempre aprendemos com Mário Soares, 'quanto mais a luta aquece, mais força tem o PS'. E agora, que a luta está quente, o PS vai em frente", afirmou o secretário-geral do PS, realçando conquistas que atribui ao Governo socialista dos últimos quatro anos, como a criação de 350 mil novos postos de trabalho ou o crescimento acima da média da União Europeia.

"Nos últimos quatro anos fizemos um esforço extraordinário para retirar o país da crise profunda onde estava, devolver esperança, devolver confiança", refere o líder socialista.

"E, de repente, um vírus pôs em causa, ameaça, tudo aquilo que construímos ao longo destes quatro anos. Até parece que vamos ter de recomeçar tudo do princípio, mas não vamos", assegurou, acrescentando que primeiro é preciso vencer "a batalha" contra o vírus, relembrando outro fundador do PS, António Arnaut, que é considerado o pai do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

"Graças ao nosso SNS estamos a vencer esta batalha, com os seus profissionais, mas também com essa ideia inspiradora de António Arnaut, nós temos estado a vencer esta batalha. E vamos vencê-la", assegura.

Costa lembra que a pandemia "não ameaça só a saúde" e "põe em causa aquilo que construímos no emprego, na economia e nas nossas finanças públicas”.

“Mas agora, é também tempo de não só continuar a batalha pela nossa saúde, pela nossa sobrevivência, mas também para que a economia possa de novo retomar a sua trajetória, sustentar emprego, repor rendimento, e construirmos de novo um esforço de relançamento", diz.

Admitindo que o aniversário do PS acontece “num momento particularmente difícil”, Costa relembra que também o partido nasceu num momento que não era fácil.

"Vivíamos uma longa ditadura e o PS nasceu para combater essa ditadura, construir a liberdade e a democracia. E vencemos, pouco mais de um ano depois, o 25 de Abril triunfava", disse.

"O estado social que fomos construindo, desde a universalização das pensões, ao Serviço Nacional de Saúde, ao desenvolvimento do pré-escolar, todas as prestações sociais, o desenvolvimento económico, o desenvolvimento tecnológico, a modernização do país, um Estado mais amigo, mais responsável, mais próximo do cidadão, mais simplificado. Foram muitas as lutas do Partido Socialista", refere.

"Muitos parabéns por estes 47 anos que temos construído juntos e porque vamos continuar a construir juntos o nosso PS", remata no vídeo, que termina com a imagem de um cravo sobre a qual se lê a 'hashtag' #VencerJuntosCovid19.