Mais 15 dias de estado de emergência para São Tomé e Príncipe

O presidente de São Tomé e Príncipe renovou por mais 15 dias o estado de emergência no país.

Segundo um decreto presidencial, Evaristo Carvalho, presidente de São Tomé e Príncipe,  renovou por mais 15 dias o estado de emergência no país. Neste documento é possível ler que esta nova prorrogação visa "permitir (ao governo) a adoção de medidas com o propósito de conter uma eventual propagação da pandemia" provocada pelo novo coronavírus.

"Até ao momento e ao nível interno continuam válidos todos os pressupostos que sustentam o primeiro pedido de prorrogação que terminou no passado dia 16 de abril e que ainda não estão consolidadas todas as condições para a prevenção, deteção massiva, combate e eventual tratamento a este vírus", acrescentou o chefe de Estado são-tomense.

Esta é segunda prorrogação do estado de emergência feita pelo Presidente são-tomense. O estado de emergência foi decretado pela primeira vez em 20 de março, até 1 de abril, tendo sido prorrogado no dia 3 até 17 deste mês.

Evaristo Carvalho salientou no decreto que a resolução da Assembleia Nacional autoriza o Presidente da República a "prorrogar o estado de emergência por períodos sucessivos, sem que estes ultrapassem os 90 dias".

A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 165 mil mortos e infetou quase 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 537 mil doentes foram considerados curados.