Meghan e Harry recusam colaborar com tabloides britânicos. Editores acusam os duques de censura

Harry e Meghan afirmam que recusam “oferecer-se como moeda para uma economia de clickbait e distorção” e acusaram estes meios de comunicação de histórias “distorcidas, falsas ou invasivas”.

Harry e Meghan Markle estão a ser acusados de censura por vários tabloides britânicos, depois de terem dito aos seus editores que, agora que não são membros sénior da família real, nunca mais irão responder a nenhuma questão sua.  Os advogados dos duques de Sussex enviaram uma carta aos editores do Sun, Daily Mail, Mirror e Express a afirmar que haverá uma política de "compromisso zero" da sua parte, excetuando quando estritamente necessário e esta comunicação será feita através dos advogados do casal. 

Esta atitude deixou os editores tabloides britanicos enfurecidos. Ian Murray, diretor da Sociedade de Editores lamentou a situação e acusa os duques de estarem a "boicotar" a imprensa. "Apesar de já não se considerarem realeza, continuam a ser figuras públicas e já mostraram a sua intenção de continuar a sê-lo. Agora querem definir com que meios colaboram e quais ignoram", lamentou. 

Harry e Meghan afirmam que recusam "oferecer-se como moeda para uma economia de clickbait e distorção" e acusaram estes meios de comunicação de histórias "distorcidas, falsas ou invasivas". “Esta política não é para evitar críticas. Não se trata de encerrar conversas públicas ou censurar relatórios precisos. Os media podem, com todo o direito ter uma opinião sobre o duque e a duquesa de Sussex, boa ou má. Mas não pode ser baseada numa mentira", pode ler-se no documento. 

“É gravemente preocupante que uma parte influente dos media ao longo de muitos anos, tenha tentado não assumir a responsabilidade pelo que diz ou imprime – mesmo quando sabe que é informação distorcida, falsa, ou invasiva. Quando o poder é desfrutado sem responsabilidade, a confiança que todos depositamos nesta indústria tão necessária é degradada", acusam. “Existe um custo humano real nessa maneira de fazer negócios e afeta todos os cantos da sociedade".

O casal afirma ainda estar disposto a colaborar com outros meios de comunicação social "para destacar questões e causas que precisam desesperadamente ser reconhecidas. O que eles não farão é oferecer-se como moeda para uma economia de clickbait e distorção" afirmam na nota.

Meghan processou o Daily Mail por terem publicado uma carta que a duquesa enviou ao seu pai. Harry também abriu um processo contra o Sun e o Mirror depois de estes terem alegadamente hackeado as suas chamadas telefónicas.