Na Alemanha vai ser obrigatório o uso de máscara nos transportes públicos

A maioria dos Estados federados alemães, incluindo Berlim, vão impor, a partir do próximo dia 27, o uso obrigatório de máscaras nos transportes públicos de forma a prevenir o contágio da pandemia de covid-19.

Dez dos 16 Estados alemães anunciaram que o uso de máscara será obrigatório porque, segundo o presidente da câmara de Berlim, Michael Muller, nos transportes, "não é possível garantir uma distância de dois metros entre as pessoas". Estas obrigações vão ser utilizadas de forma a limitar a propagação do novo coronavírus.

Segundo dados mais recentes, a Alemanha registou até agora cerca de 140.000 casos de infeção, de que resultaram pouco mais de 4.500 óbitos, tendo o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, afirmado hoje que a pandemia está "sob controle e gerível".

"Estamos ainda longe de sair de sair da pandemia", advertiu, porém, a chanceler alemã, Angela Merkel, avisando a população para a possibilidade de um ressurgimento do vírus.

Face a uma diminuição de novos doentes em cuidados intensivos e de contágios, alguns países começaram, entretanto, a desenvolver planos de redução do confinamento e em alguns casos, como Dinamarca, Áustria, Espanha ou Alemanha, a aliviar algumas das medidas.