Maioria dos hotéis começam a reabrir em julho

Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) está a trabalhar com o Turismo de Portugal e com a Direção-Geral da Saúde (DGS) para ser criado um “selo de garantia sanitária nos hotéis”.

Depois de uma reunião com o primeiro-ministro, António Costa, esta terça-feira, o presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Raul Martins, revelou que a maioria dos hotéis poderá começar a reabrir em julho e que está a ser preparado um selo de garantia para dar confiança aos clientes.

"A hotelaria portuguesa pensa que poderá começar a reabrir em julho, provavelmente alguns hotéis ainda em junho, e naturalmente com todos os cuidados e todas as garantias sanitárias", afirmou Raul Martins à saída da reunião, que decorreu em São Bento, Lisboa, com representantes do setor hoteleiro para falar sobre a crise causada pela pandemia de covid-19.

Segundo o responsável, a AHP está a trabalhar com o Turismo de Portugal e com a Direção-Geral da Saúde (DGS) para ser criado um "selo de garantia sanitária nos hotéis” de forma a dar confiança aos clientes. Este selo será atribuído aos hotéis que cumpram "um determinado protocolo".

A reabertura para julho deverá ocorrer em relação aos hotéis de férias, ou seja, das zonas balneares, interior do país e ilhas. Contudo, os hotéis de cidade só deverão voltar a operar em setembro.

"As ocupações vão ser sempre dependentes daquilo que a aviação conseguir fazer, mas a nossa expectativa é de que vai ser um ano zero, se não for negativo", disse, após realçar que a hotelaria "está muito dependente da aviação e a aviação está muito condicionada pela segurança sanitária, que só existirá quando houver um medicamento ou uma vacina".