Para os suecos, o pico da pandemia, em Estocolmo, já passou

As autoridades sanitárias suecas consideraram que na região de Estocolmo, epicentro da epidemia do coronavírus na Suécia, já ultrapassou o pico da doença na semana passada.

Segundo um relatório da Agência Pública de Saúde da Suécia, 86 mil habitantes da capital sueca e arredores (entre 2,3 milhões de pessoas), eram potencialmente portadores do vírus a 15 de abril, data em que se registou o pico.

Nem todos os casos puderam ser despistados dado que os testes dizem unicamente respeito aos pacientes hospitalizados e ao pessoal médico, lê-se no documento.

Oficialmente, o reino escandinavo recenseou, até hoje, 15.322 casos confirmados de contaminação pela covid-19 (cerca de 6.200 em Estocolmo), que levaram à morte 1.765 pacientes.

Para calcular o pico, as autoridades sanitárias explicaram que se apoiaram nas estatísticas baseadas nos casos assinalados, conjugadas com um estudo feito a residentes da capital sueca selecionados aleatoriamente.

"Segundo esse modelo, o pico foi atingido a 15 deste mês e podemos esperar agora uma diminuição do número diário de casos. Mas isso não significa que a infeção parou", declarou Anders Wallenten, epidemiologista adjunto da Agência Pública de Saúde, em conferência de imprensa.

Na Suécia, ao contrário de outros países europeus, o confinamento da população não foi uma medida prioritária de combate à pandemia.

As maiores restrições estão ligadas à proibição de ajuntamentos de mais de meia centena de pessoas, bem como as visitas a lares de idosos.

Quanto ao resto, o Governo apelou ao civismo da população, pedindo a todos para "assumirem as suas responsabilidades" e a seguir as recomendações das autoridades de saúde.