Boris Johnson volta ao trabalho

O primeiro-ministro britânico voltou este domingo a Downing Street. Esta segunda-feira retoma as rédeas do país, com a discussão de como e quando abrir o país na ordem do dia.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, de 55 anos, voltou este domingo ao número 10 de Downing Street, após recuperar da covid-19, que o forçou a passar três noites nos cuidados intensivos. Johnson, que não foi visto em público desde que agradeceu aos profissionais de saúde que o trataram, incluindo um português, prepara-se para voltar ao trabalho hoje, segundo a Sky News.

O primeiro-ministro está desejoso de voltar a dirigir o país, assegurou o seu substituto, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab, ao canal britânico. Logo de imediato, um dos primeiros assuntos que Johnson terá de ponderar é um pedido do principal partido da oposição, o Partido Trabalhista, para que o Governo clarifique como e em que circunstancias o país poderá ser reaberto. Mas Raab já avisou que seria prematuro sequer discutir o assunto, arriscando diluir a mensagem de que é preciso ficar em casa. "Estamos numa fase delicada e perigosa", lembrou o substituto de Johnson. 

No entanto, "simplesmente agir como se esta discussão não estivesse a acontecer não é credível", diz a carta do líder trabalhista, Keir Starmer, que Johnson encontrará sobre a sua secretária. Os trabalhistas acusam o Governo britânico de fechar o país demasiado tarde, bem como de falta de preparação a nível de testes e equipamento de proteção. Entretanto, o país já ultrapassou os 150 casos registados de covid-19, com mais de 20 mil mortos.