António Guterres alerta para o aproveitamento da pandemia por grupos extremistas

Secretário-geral das Nações Unidas mostrou-se preocupado com a situação dos jovens por todo o mundo face à pandemia de covid-19.

António Guterres advertiu esta segunda-feira durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU para o facto de grupos extremistas estarem a tirar proveito das medidas de isolamento social para intensificarem a sua rede de influência nas redes sociais, quer através da disseminação de mensagens de ódio, quer do recrutamento de jovens. 

Citado pela Associated Press, o secretário-geral da ONU aproveitou para lembrar que, já antes da pandemia, um em cada cinco jovens não estava a receber a educação necessária ou que estava trabalhar em vez de estudar. E que um em cada quatro era afetado pela violência ou por conflitos.

“Estas frustrações e, francamente, os falhanços para lhes responder por parte daqueles que estão no poder atualmente, alimentam o declínio da confiança nas instituições políticas”, afirmou Guterres. “Quando surge um ciclo destes, é demasiado fácil para os grupos extremistas explorarem a raiva e o desespero, e o risco de radicalização escala”.

O secretário-geral das Nações Unidas aproveitou para elogiar os jovens que em países como a Colômbia, o Gana, ou o Iraque se têm organizado com equipas de voluntários para a distribuição de material de proteção aos profissionais de saúde e aos mais necessitados.