Festival de Locarno cancelado, mas com alternativa em vista

Em alternativa será lançado o “Locarno 2020, O Futuro dos Filmes”, uma iniciativa que irá “apoiar o cinema de autor, independente”, com a disponibilização de conteúdos, tanto para profissionais como para público, em várias plataformas e se possível com exibição em sala.

A 73.ª edição do festival de cinema de Locarno, que deveria decorrer entre os dias 5 a 15 de agosto, foi cancelada pela direção do evento por entender que não há condições para o fazer no formato tradicional, no seguimento das limitações impostas pelas autoridades suíças.

Contudo, de acordo com a direção do festival, será lançada uma iniciativa alternativa: Locarno 2020, O Futuro dos Filmes.

Esta nova iniciativa irá "apoiar o cinema de autor, independente", com a disponibilização de conteúdos, tanto para profissionais como para público, em várias plataformas e se possível com exibição em sala, mediante condições de segurança.

A programação completa desta iniciativa Locarno 2020 será revelada nas próximas semanas, adiantou o festival em comunicado.

A pandemia da doença covid-19 já levou vários festivais de cinema a fazerem reajustes no modelo de programação, enquanto outros foram cancelados ou adiados, por exemplo os festivais de Tribeca (Estados Unidos) e Karlovy Vary (República Checa).

Esta semana termina, tendo decorrido apenas em versão online, o festival Visions du Réel (Suíça), com dois filmes portugueses em competição.

Uma das incógnitas é a realização do festival de Cannes, em França, sabendo-se que já não acontecerá nos moldes tradicionais nem em maio nem no verão, como chegou a anunciar o diretor Thierry Frémaux.