Cultura

Hot Clube de Portugal celebra o Dia Internacional do Jazz com atuações online

O Hot Clube de Portugal assinala hoje, dia 30 de abril, o Dia Internacional do Jazz com atuações, na sua página no Facebook, do guitarrista Bruno Santos, com o contrabaixista Romeu Tristão e o baterista Nemanja Delic.

O anúncio do concerto, a transmitir pelas 19h, foi feito por Inês Homem Cunha, presidente do conselho diretivo do Hot Clube de Portugal, o mais antigo clube de jazz europeu em atividade (foi fundado oficialmente em 19 de março de 1948), numa mensagem publicada na rede social, em que cita um dos fundadores da instituição, e seu sócio n.º1, Luiz Villas-Boas: "O jazz é para ser consumido ao vivo", por isso, "os discos, as cassetes [são] paliativos".

"Lembrei-me desta frase dele porque nesta altura só nos restam os paliativos, e o pior é que não sabemos durante quanto tempo", prosseguiu Inês Homem Cunha, numa referência à paralisação e à pandemia da covid-19, que mantêm o Hot Clube e a sua escola de jazz, em Lisboa, fechados há mais de mês e meio.

"Mas o Hot Clube de Portugal decidiu que o dia 30 de abril, o Dia Internacional do Jazz, tinha de ser comemorado ao vivo. Ou seja, vamos estar no 'Hot', sem público, com alguns músicos, a celebrar o Dia Internacional do Jazz, onde ele deve ser celebrado", acrescentou.

O concerto será transmitido a partir das 19h, no Facebook, e Inês Homem Cunha desafiou o público a ligar-se ao 'Hot': "Façam ouvir os vossos aplausos", pediu.

No início do mês, com as instalações do clube e da escola encerradas e sem previsão de reabertura, o Hot Clube de Portugal, reinventou-se no mundo virtual, com aulas 'online' e uma programação que pode ser seguida através das redes sociais (Facebook, Instagram, You Tube).

Em Portugal, o Dia Mundial do Jazz também conta com uma programação de rádio de 24 horas, exclusivamente dedicadas ao jazz, na plataforma Play It Safe.

Ao todo vão ser quatro concertos ao vivo e vários programas de rádio transmitidos através da página playitsafe.pt. A responsabilidade das escolhas é da Porta-Jazz, que foi convidada pela Gig Club, e a Omnichord Records, responsáveis pela Play It Safe, para fazer a curadoria da primeira emissão especial da plataforma. 

A Porta-Jazz convidou assim os artistas Nuno Trocado, José Pedro Coelho, Eurico Costa e João Guimarães para atuarem ao vivo na plataforma que incentiva o público a pagar aos músicos pelo seu trabalho, atenuando o contexto de precariedade criado pela paralisação decorrente do combate à pandemia de covid-19.

A emissão tem início às 00:00 de 30 de abril e prossegue até ao fim do dia de quinta-feira, com quatro concertos ao vivo e uma'playlist' dedicada em exclusivo ao jazz.

A nível global, a página do Dia Internacional do Jazz, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO, na sigla em inglês), vai transmitir um concerto com o pianista Herbie Hancock, como anfitrião, e com um cartaz que vai de Jane Monheit a John Scofield.

O concerto vai ter início às 19h de quinta-feira (20h em Lisboa) e inclui músicos como John McLaughlin, Jane Monheit, Alune Wade, John Beasley, Ben Williams, Lizz Wright, John Scofield, Igor Butman, Evgeny Pobozhiy, Youn Sun Nah, A Bu, Dee Dee Bridgewater, Dianne Reeves e Joey DeFrancesco, entre outros.

Ao longo do dia, haverá várias atividades educativas, nas seis línguas oficiais das Nações Unidas, a que é possível aceder gratuitamente, também através da página da UNESCO.

A UNESCO e Herbie Hancock lançaram ainda um apelo a nível mundial para que fossem enviadas mensagens a expressar solidariedade para com todos aqueles que se viram atingidos pela pandemia de covid-19.

Em Portugal, segundo a página do Dia Internacional do Jazz, haverá outras atividades inseridas na comemoração: o cantautor Bruno Walter Ferreira e o seu projeto BWF vão lançar o vídeo "Cantiga do Vírus", a associação cultural Mákina de Cena, de Loulé, vai divulgar 'online' as gravações da residência artística West Sessions de 2018, a açoriana MiratecArts vai igualmente assinalar o dia, enquanto o programa radiofónico "Os Sabores do Jazz", na RDP Açores, também se vai dedicar ao dia internacional.