Máscaras. PSD quer certificação mais transparente

Quanto às dificuldades de obtenção de certificação, o PSD pergunta mesmo se o Governo tem conhecimento de situações em que pequenos fabricantes estejam a ser obrigados a operar numa lógica de subcontratação para conseguir certificação.

Laboratórios 
O PSD quer que o processo de certificação de máscaras de uso social seja mais transparente, tendo questionado ontem 
o Governo sobre o porquê de não ter sido divulgada “a lista de todos os laboratórios competentes, além do Citeve, para conferir estas certificações técnicas.” Nas questões enviadas aos ministérios da Saúde e da Economia, o PSD pretende ainda saber  se já foram recebidas algumas queixas sobre o tema. 

Recursos públicos 
Uma das questões colocadas pelo grupo parlamentar do PSD ao Executivo é se o Governo tem “capacidade para, socorrendo-se dos laboratórios públicos, ajudar as empresas nestes processos de certificação”. E se 
o pretende fazer.

Subcontratação 
Quanto às dificuldades de obtenção de certificação, o PSD pergunta mesmo se o Governo tem conhecimento de situações em que pequenos fabricantes estejam a ser obrigados a operar numa lógica de subcontratação para conseguir certificação. Situação que a verificar-se levará a uma grande perda de “margem  de negócio”. “Em caso de resposta afirmativa, o Governo vai intervir regulando o mercado e aumentando a sua transparência?”, questionam os sociais democratas.