Doentes que tiveram suspeita de pneumonia antes de 2020 devem ser analisados, aconselha OMS

Conselho da OMS surge depois de relatórios médicos de França e dos Estados Unidos terem identificado possíveis casos de covid-19 desde dezembro.

Doentes que tiveram suspeita de pneumonia antes de 2020 devem ser analisados, aconselha OMS

Todos os países que têm amostras de pacientes com suspeita de pneumonia até ao final de 2019 devem analisá-los. O conselho é da Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de identificar possíveis casos de covid-19.

Esta terça-feira, Christian Lindmeier, porta-voz da OMS, disse que a análises destes casos pode permitir identificar casos de infeção antes da data em que foram anunciados os primeiros casos de covid-19 na China, de forma a facultar informação que pode ser importante no estudo do novo coronavírus.

"Seria de grande importância que todos os países com casos não especificados de pneumonia em dezembro, ou mesmo em novembro, realizassem testes, e alguns já o fazem", disse o responsável.

O conselho da OMS surge depois de relatórios médicos de França e dos Estados Unidos terem identificado possíveis casos de covid-19 desde dezembro.

"Esses casos fornecem uma visão mais clara da pandemia", realçou, sublinhando que este tipo de estudo ajuda a "entender melhor o potencial de contágio da covid-19".

O porta-voz da OMS diz que não seria estranho identificar casos do vírus fora da China em data tão precoce, "uma vez que os primeiros casos da doença datam do início de dezembro e é possível que alguns dos infetados tenham viajado de Wuhan para outros países".