TAP prevê retomar voos a partir de 18 de maio

A empresa prevê retomar as ligações entre o Porto e Lisboa a partir do dia 18 de maio, com estes voos a realizarem-se três vezes por semana. 

 A TAP prevê retomar as ligações entre o Porto e Lisboa a partir do dia 18 de maio, com estes voos a realizarem-se três vezes por semana. Ainda dentro do país haverá três voos semanais para o Funchal, dois para Ponta Delgada e outros dois para a Terceira.

A companhia aérea conta ainda voltar a voar para  o Rio de Janeiro, São Paulo, além de para Paris e Londres. Estes dois últimos destinos contarão com duas ligações por semana.  

Recorde-se que, ainda esta segunda-feira, a Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP pediu ao Governo que assuma “o controlo da empresa, para prevenir o agravamento irreversível” de danos, numa carta dirigida ao primeiro-ministro.

E lembram que, com a crise desencadeada pandemia de covid-19, “a situação de descalabro económico-financeiro da TAP impôs-se mais cedo do que os observadores menos atentos esperavam”. 

A CT acusou mesmo os acionistas privados de lucrar "através da realização de operações e transações com entidades relacionadas com o acionista privado, como por exemplo a inexplicável contratação das aeronaves afetas a uma ponte aérea deficitária criada expressamente para esse efeito", revela a Lusa.

"Perante a atual crise que fez sobressair os notórios erros da gestão privada, e depois de ter desafiado o Governo na atribuição de prémios de gestão a uma minoria em anos de avultados prejuízos, vem agora a mesma Administração pedir ao Estado português que compense a TAP das consequências da sua ação, com recursos financeiros substanciais, para prolongar a continuidade da gestão, e dos acionistas privados da empresa", acusou a CT.

Recorde-se que, a companhia aérea está praticamente paralisada por causa do impacto da pandemia da covid-19 e optou por colocar trabalhadores em 'lay-off' até 31 de maio.